Tuesday, November 14, 2006

Como são constituídos os átomos?






Átomo

Átomo é partícula mais pequena de um elemento que exibe todas as características típicas do comportamento químico desse elemento.
Os átomos associam-se normalmente em moléculas. Enquanto que o número de elementos conhecidos é muito limitado (Tabela Periódica), são inúmeros os compostos formados por combinação de átomos de diferentes elementos. Em termos de constituição, os átomos possuem um núcleo constituído por protões (com carga eléctrica positiva) e neutrões (electricamente neutros), rodeados por uma nuvem electrónica constituída por electrões (com carga eléctrica negativa). A única excepção em relação a este caso é a do átomo de hidrogénio que possui exclusivamente um protão e um electrão.


Protão

Um protão é uma partícula sub-atómica que faz parte do núcleo de todos os elementos. O protão tem carga eléctrica positiva.


Neutrão

Partícula sem carga eléctrica que se encontra no núcleo do átomo. Tem uma massa semelhante ao protão.

Electrão


O electrão é uma partícula sub-atómica de carga negativa. A corrente eléctrica deve-se ao movimento ordenado de electrões. A sua massa e aproximadamente 1837 vezes inferior à dos protões.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home